Fevereiro 15, 2021
Método Montessori
Nascida a 31 de agosto 1870, em Itália, Maria Montessori inspirou pessoas em todo o mundo com a sua visão única do desenvolvimento da criança.
Reconhecida pela sua coragem e pelo seu espírito crítico, Maria Montessori enfrentou a sua família e a sociedade do seu tempo com um objetivo em mente: Converter a educação num instrumento de Paz
Fotografias: https://montessori150.org/maria-montessori/montessori-photos
Recusou seguir a vontade de seu pai de fazer o curso do Magistério, foi para o Instituto Técnico com intenções de se tornar engenheira. A vida, em 1889, deu um sinal a Maria Montessori e esta tomou a decisão “Serei Médica, doa a quem doer“. Em 1896 torna-se a primeira mulher a tornar-se médica na Universidade de Roma.
A trabalhar como assistente na Clínica Psiquiátrica da Universidade de Roma, Maria Montessori cruzou-se com as crianças “oligofrénicas” – impossíveis de educar, com problemas de adaptação ou aprendizagem. Presenciando as condições rígidas e crúeis em que se encontravam estas crianças apelidadas de imbecis e idiotas, sem estímulos, aborrecidas e desesperadas, Maria Montessori inspirada pelo trabalho do pedagogo Itard e seu aprendiz Séguin decidiu lutar por estas crianças.
Começou a dar os seus primeiros passos na pedagogia, defendendo que todas as crianças tinham direito à educação! Trabalhava 12 horas por dia, a criar e desenvolver materiais baseados nos sentidos: Materiais Sensoriais. Em dezembro de 1900, oito crianças fizeram um exame oficial de aptidão e as suas notas foram superiores às crianças consideradas “normais”.
A 6 de janeiro de 1907 foi a inauguração da primeira Casa dei Bambini (Casa das Crianças). Desafiada por Edoardo Talamo, Maria Montessori dirigia este centro educativo, e numa pequena divisão conseguiu criar o primeiro Ambiente Preparado: mobiliário adaptado às crianças, materiais sensoriais que convidavam as crianças a trabalhar, plantas, animais e, acima de tudo, um ambiente com base no respeito à criança.
Em 1909, Maria Montessori partilha o seu método com cerca de 100 alunos, no seu primeiro curso. É também neste ano que escreve o seu primeiro livro Pedagogia Científica. Passados 4 anos, em 1913, o primeiro curso internacional. A sua paixão pela educação, a sua convicção que é possível um mundo com Paz, faz com que o método Montessori comece a crescer em todo o mundo!
Em 1916, em plena 2ª Guerra Mundial, Maria Montessori encontra em Barcelona o seu lar, onde fica até 1936. Escreve livros, dá palestras, ministra mais cursos de guia.
De Barcelona parte para Amesterdão, e em 1939 vai visitar a Índia com o seu filho, Mario Montessori, com o propósito de ministrar um curso de três meses. Acabou por ficar presa na Índia durante 7 anos, onde desenvolveu um lado mais espirutual da pedagogia – Educação Cósmica.
Em 1946 regressa à Europa e, como cidadã do mundo, viaja de país em país a partilhar o método Montessori. Em 1949, 1950 e 1951 é nomeada para receber o Prémio Nobel da Paz.
Continuou a trabalhar até ao dia da sua morte, 6 de Maio de 1952. Maria Montessori faleceu na Holanda e aí foi sepultada. No seu túmulo lê-se:
Peço a todas as crianças queridas, que tanto poder têm, que se unam a mim para a construção da paz entre os homens de todo o mundo.
Estou disponível para te ajudar!
Mães, famílias, professores, educadores, cuidadores e profissionais da área da educação…