Clara Megre

Blog

Método Montessori

Ser Guia Montessori

A Guia deve fazer a apresentação, plantar a semente
e depois desaparecer; observando e esperando
O que é ser Guia Montessori?

Ter o privilégio de acompanhar o desenvolvimento dos futuros Homens e Mulheres da nossa civilização, preparar um ambiente que seja uma porta para o mundo real são duas das grandes tarefas de um Guia Montessori.

Através de uma observação científica, atenta e curiosa, o Guia Montessori consegue olhar para cada criança e interpretar quais as suas necessidades – físicas, psicológicas, emocionais e cognitivas; quais as suas características e em que período sensível se encontra. Deste modo, irá conseguir escolher quais os próximos materiais a apresentar, satisfazendo a vida psíquica da criança.

Ser Guia Montessori é ter a responsabilidade de acompanhar e servir o espírito da criança, sempre com o coração e mente abertos e disponíveis para receber cada criança de forma única e especial.

Como posso ser Guia Montessori?

Para ser Guia Montessori é fundamental fazer um curso de preparação, este é um dos principais passos que o adulto preparado deve dar. Para isso tem de se escolher uma Associação / Instituto para fazer o curso. Eu optei fazer na Association Montessori Internationale (AMI). Esta associação foi fundada em 1929 por Maria Montessori e o seu filho, Mário Montessori.

Depois de tomar a decisão de ser Guia Montessori, é preciso responder a estas duas questões:

  1. Quais as idades com que gostaria de trabalhar?
  2. Onde vou tirar o curso?

Respondendo à primeira pergunta, os cursos focam as seguintes idades:

  • Assistência à Infância: dos 0 aos 3 anos
  • Guia de Casa das Crianças: dos 3 aos 6 anos
  • Guia do 1º Plano de Desenvolvimento: dos 0 aos 6 anos
  • Guia Primária: dos 6 aos 12 anos
  • Guia de Adolescencência: dos 12 aos 18 anos

E onde tirar o curso?

Felizmente já começam a aparecer cursos cá em Portugal para ser Assistente Montessori, portanto, esperemos que em breve comecemos a ver os primeiros cursos de Guia! Mas entretanto conseguimos ver os centro de formação Montessori AMI aqui.

A verdade é que com a pandemia que vivemos, a formação Montessori teve de se reinventar: a parte teórica dos cursos é dada online e, para as práticas, é necessário deslocação ao centro de formação escolhido! O que facilita tirar os cursos noutros países, pois diminuí os custos associados à formação.

Espero ter ajudado neste passo tão importante para a vida profissional e pessoal! Um dia partilho a minha experiência de formação e também como Guia Montessori!

Queres descobrir como aplicar Montessori em Casa?

Como te posso ajudar?

Estou disponível para te ajudar!

Mães, famílias, professores, educadores, cuidadores e profissionais da área da educação…