Abril 16, 2021
Método Montessori
Se nos deitarmos no meio de um bosque, fecharmos os olhos: o que vemos? O que ouvimos? O que cheiramos? O que sentimos? Todos os nossos sentidos estão em alerta, prontos a explorar!
Sendo a criança um explorador nato, sendo a sua aprendizagem feita através dos seus canais sensoriais, então podemos afirmar que a Natureza é o ambiente preparado por excelência. Este potencia experiências ricas e multissensoriais, assim como a conexão com o seu guia interior, beneficiando a criança a nível físico, emocional, cognitivo e espiritual.
Um ambiente é o conjunto das condições biológicas, físicas e químicas nas quais os seres vivos se desenvolvem. Mas também o podemos caracterizar como o conjunto das circunstâncias culturais, económicas, morais e sociais em que vive um indivíduo. Segundo Maria Montessori a criança, através da sua Mente Absorvente, adapta-se ao ambiente em que nasce e encarna-o, não diferenciando o bom e o mau, criando e desenvolvendo a sua personalidade e intelecto através do que encontra no seu ambiente.
Tornando-se um Homem do seu tempo e do seu espaço.
Neste sentido, um ambiente só está verdadeiramente preparado quando ajuda o processo de desenvolvimento da vida, quando é suficiente e no tempo certo. Permitindo à criança, com liberdade de exploração e construção, adaptar-se e desenvolver a sua personalidade.
A Natureza dá o suficiente, no tempo certo. A Natureza oferece o ambiente perfeito para desenvolver a vida. Basta ver o caso da Borboleta Monarca: os ovos são colocados numa planta com um leite que alimentará as larvas, há medida que vai crescendo a lagarta come as folhas da planta, e quando já começam a escassear as folhas é a altura de formar o seu casulo – O suficiente, no tempo certo.
Dando o necessário, no tempo certo, a Natureza oferece às crianças múltiplas oportunidades sensoriais e, consequentemente, de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, é fundamental darmos liberdade de movimento, de interação, de exploração, de conexão com a Natureza, fomentando sempre o respeito e a apreciação da natureza, promovendo um espírito ecológico e sustentável.
Partilho este pequeno excerto do livro A Descoberta da Criança que nos vai fazer querer voltar à nossa infância e voltar a estar em comunhão com a Natureza:
“Deixem as crianças serem livres; encorajem-nas; deixem-nas correr lá fora quando estiver a chover; deixem-nas tirar os sapatos quando encontram uma poça de água; e, quando a relva dos prados estiver húmida com o orvalho, deixem-nas correr e pisá-la com os pés descalços; deixem-nas descansar em paz quando uma árvore as convidar a dormir debaixo da sua sombra; deixem-nas gritar e rir quando o sol as acordar de manhã, tal como acorda todas as criaturas vivas que dividem o seu dia entre acordar e dormir”
(Montessori, 1988, p. 70)
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